Rolamentos

Saiba para que serve o rolamento autocompensador

Tempo de leitura: 3 minutos

O rolamento autocompensador de rolos é apropriado para aplicações onde exista o desalinhamento proveniente de erro de montagem ou flexão do eixo.

O rolamento autocompensador é uma peça ajustável e projetado para suportar forças radiais e axiais. Muito utilizado em áreas de conversores, engrenagens, entrada de cilindros e em máquina de fundição contínua.

Além disso, este rolamento tem a capacidade de funcionar mesmo quando há um desalinhamento, seja no eixo ou então, decorrente de montagem imprecisa.

Há vários tipos de rolamentos autocompensadores que garantem alto desempenho e tecnologia para o seu maquinário.

Vale destacar, eles podem ser fabricados em diferentes configurações e materiais, dependendo do tipo de aplicação e tamanho do rolamento.

Conheça as principais características do rolamento autocompensador

Alta capacidade de carga

Foram projetados para suportarem cargas radiais e axiais pesada em ambas as direções.

Vida útil longa

Os rolos compostos nos rolamentos autocompensador de rolos são fabricados com tolerâncias dimensionais e geométricas tão rígidas que elas são praticamente iguais  me um conjunto de rolos.

Devido os rolos simétricos serem autoajustáveis possibilita a distribuição de carga ideal ao longo do rolo, evita picos de tensão nas extremidades do rolo.

Baixo atrito

Os rolos mantêm o atrito e o calor em níveis baixos. Um anel-guia flutuante guia os rolos sem carga para que eles entrem na zona de carga na posição ideal.

Robusto

São rolamentos considerados robustos, alguns modelos contêm gaiolas tipo janela e tipo pente resistentes.

Como escolher um rolamento autocompensador?

Além dos rolamentos autocompensadores, existe no mercado uma ampla variedade e tipos de rolamentos, como os rolamentos de esferas, axiais, de agulhas, de contato angular, de rolos cônicos, de rolos cilíndricos entre outros.

Cada rolamento foi projetado para um tipo de aplicação, por esse motivo é preciso ficar atento na hora da compra do produto, pois qualquer numeração diferente muda o tipo de rolamento, se tratando de uma compra extremamente técnica.

Além disso, é preciso que o comprador tenha um conhecimento relevante sobre o assunto, assim como o próprio vendedor que está fornecendo a peça, para que assim não ajam problemas e a compra do rolamento seja um sucesso.

Entre em contato com a CRR!

Não perca mais tempo procurando por um bom rolamento axial! Entre em contato com a CRR por meio dos nossos canais de comunicação e se surpreenda com tudo que podemos oferecer.

Gostou do conteúdo? Então, leia mais artigos como esse em nosso blog!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *